Visita de estudo à Casa Manuel Teixeira Gomes

Ivo Tavares 

No passado dia 18 de Abril a turma de cabeleireiro deslocou-se à casa Manuel Teixeira Gomes, inaugurada a 12 de Dezembro de 2009 com o objectivo de ficarmos a conhecer a história e o quanto foi importante para nós a passagem dessa pessoa pelo nosso pais. Manuel Teixeira Gomes além de ter sido presidente da república de Portugal foi também um notável político e escritor. Nasceu a 27 de Maio de 1860 e faleceu a 18 de Outubro de 1941 tinha 81 anos. Filho de José Libânio Gomes e Maria da Glória Teixeira de Seixas Braga, frequentou o colégio de São Luís Gonzaga aos 10 anos foi para o seminário maior de Coimbra matriculou-se em medicina na universidade de Coimbra mas cedo desistiu do curso. Mudou-se então para Lisboa, desenvolveu uma forte tendência para as artes, nomeadamente na literatura, não deixando contudo de admirar a escultura e a pintura.
Depois de se reconciliar com a família, viaja pela Europa, Norte de África e Próximo Oriente, em representação comercial para negociar os produtos agrícolas produzidos pelas propriedades do pai (frutos secos, nomeadamente amêndoas e figos) o que alarga consideravelmente os seus horizontes culturais.
Republicano convicto, vem a exercer, após o 5 de Outubro de 1910, o cargo de Ministro plenipotenciário de Portugal em Inglaterra. A 11 de Outubro de 1911 apresenta as suas credenciais ao rei Jorge V do Reino Unido, em Londres, onde se encontrava a família real portuguesa no exílio. A 20 de Março de 1919 foi feito Grã-Cruz da Ordem Militar de Santiago da Espada.
Eleito Presidente da República a 6 de Agosto de 1923, viria a demitir-se das suas funções a 11 de Dezembro de 1925, num contexto de enorme perturbação política e social. A sua vontade em dedicar-se exclusivamente à obra literária, foi a sua justificação oficial para a renúncia.

Morre em 1941 e só em Outubro de 1950 os seus restos mortais voltaram a Portugal, numa cerimónia que veio a tornar-se provavelmente na mais controversa manifestação popular, ocorrida na já então cidade de Portimão. Com isto ficamos a conhecer um pouco da sua história e vivência pelo mundo.

Comentários